Dedicando estes carismas com o qual fomos agraciados nas atividades pastorais da Matriz de Santa Rita de Cássia, nossa casa, no Centro do Rio de Janeiro.


Encontramos na música a porta de entrada para uma vida repleta no Espírito que nos santifica unindo assim louvor, formação e obra para que a palavra de Deus seja edificada.


sábado, 6 de abril de 2013

Adoração de Abril


Depois de um período sem postagem estamos voltando, afinal Jesus ressuscitou e  o trabalho  não pode parar.

Por falar de trabalho hoje estamos transbordando alegria afinal estamos servindo na adoração mensal de nossa comunidade e não é qualquer adoração afinal estamos nas oitavas da Pascoa e as nossas gargantas ainda não se cansaram de gritar Aleluia Jesus ressuscitou!

Neste momento tão especial o palestrante não poderia ser outro se não o nosso amado irmão Thiago, que mesmo tendo uma semana de intensa luta com uma virose que deixou de cama e febril não se deixou abater e nem fugiu da missão e nos brindou com um belíssimo testemunho de vida e conhecimento, abaixo tento realizar um pequeno resumo de sua meditação.

Ela teve como norte a oração pela igreja, aos pés do círio a emanar a Luz de Cristo, ele inicio com uma breve explicação do que é a oração, e focou na explicação que a nossa oração deve ser acima de tudo uma intimidade com Deus, isto é, uma conversa franca com o Senhor.

O que é oração? Por que orar?

A oração é o diálogo entre criatura e criador.

Neste diálogo parece que o mais importante é quem reza, mas na verdade, Deus é o centro deste diálogo - Sem Deus, a oração não tem validade.

Oramos por necessidade - dizia Madre Tereza "Porque não me posso abandonar a mim mesmo, abandono-me a Ele 24 h por dia".

Oração fortalece, restaura, tira a angústia.

O próprio Deus nos impulsiona a orar.  Porque? Porque somos fracos e precisamos Dele em nossa vida.  Por meio da oração o Senhor vem nos falar, nos orientar.

Romanos 8, 26.

Na tradição católica, existem três tipos de oração:  vocal, meditação e oração contemplativa.

Oração vocal: é a oração interior - falada (salmos, cânticos).  Enquanto Jesus orava em silêncio ao Pai os discípulos pediram ao Senhor: "Mestre, ensina-nos a orar".  E Jesus lhe ensinou o Pai-Nosso.

Meditação: reflexão a cerca dos mistérios de Deus ou sobre as questões da vida Lectio Divina - Leitura orante da Palavra de Deus (seguida de reflexão).

Contemplação: oração intima - "conversa a sós com Deus".  O cristão busca um encontro com Deus de maneira mais próxima.  Busca-se elevar o espírito até o Altíssimo.

Ao orar temos a certeza de que Deus nos escuta.

Marcos 11, 24

Oramos por nós e por aqueles que amamos, e pela igreja? Costumamos rezar por esta instituição criada por Deus e que nos traz o alimento da Palavra, do Corpo de Cristo, o perdão dos pecados e os sacramentos.

Há dois meses a nossa igreja vem sendo o foco da atenção de uma mídia sensacionalista, desde o início do més de fevereiro, quando o Papa Emérito Bento XVI anunciou sua renúncia.  Muitas vezes, nós mesmo somos autores de críticas à própria Igreja.  O que o mundo exige hoje da Igreja não é uma modernização, mas em muitos casos, que ela altere pontos de sua doutrina, o que não é viável.  Trair a nossa fé é trair a Cristo.

Em II Timotio 4, 2-4, explica o que a Igreja vem sofrendo hoje.

E nós sabemos que a Igreja não é formada apenas por paredes e imagens, mas a Igreja somos nós.

Se oramos pela Igreja, oramos por nós,  pois a formamos e por meio dela recebemos os dons de Deus.

Você pode se perguntar, eu oro direito?

A melhor maneira de se apreender a orar é orando.  É comum a preguiça. a distração e a falta de vontade pela oração, porém devemos vencer estas barreiras.  A oração é a arma do cristão, dizia Charles Baudelaire, romancista e poeta francês "a maior falcatrua do inimigo é convencer-nos que ele não existe" 

Gálatas 5, 7-8

E este poder da oração deve ser posto a favor da Igreja.  nós devemos ser intercessores, rezar pelos outros, mas também pela nossa igreja.

Apos tivemos a exposição do Santíssimo Sacramento pelo Pe. Marcelo, foi um momento muito especial e maravilhoso as suas palavras foram mais uma vez perfeita aos que irmão que tiveram a oportunidade de acompanhar ao vivo da igreja ou pela Web podem falar.

Que Deus nosso Senhor, possa abençoar a todos durante esta semana.

Em Deus, Fé, Esperança e Amor.



Nenhum comentário:

Postar um comentário