Dedicando estes carismas com o qual fomos agraciados nas atividades pastorais da Matriz de Santa Rita de Cássia, nossa casa, no Centro do Rio de Janeiro.


Encontramos na música a porta de entrada para uma vida repleta no Espírito que nos santifica unindo assim louvor, formação e obra para que a palavra de Deus seja edificada.


sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Anúncio do Papa causa surpresa nos fiéis

A renúncia de Bento XVI foi uma surpresa a todos. Fato raro em nossa Igreja, a última renúncia ocorreu em 1410. Embora seja um fato raro o Código de Direito Canônico prevê que um Papa possa renunciar a sua função (Canôn 332).
Como podemos observar em sua mensagem oficial, o Papa Bento XVI está bem convicto de suas atitudes. E, não tomou tal decisão sem oração. Onde ele mesmo comenta. O ato de sua renúncia levou a muitos fiéis a não crer nas notícias. Eu mesma custei a acreditar, somente após a informação de meios jornalísticos católicos vim a entender o fato.

Minha mensagem a todos Católicos é: procurem informações coerentes, pois muito se fala e se falará sobre nossa igreja nesse momento e nem tudo é totalmente verdade. Os telejornais vem falando de Cardeais mais possíveis para o cargo, como se a eleição de um Papa fosse de cunho estritamente política. Sabemos, também, que qualquer homem católico batizado pode ser eleito papa, mas desde 1378 só cardeais foram escolhidos.


Alguns dos jovens de nossa paróquia se expressaram sobre a renúncia do Santo Padre. Segundo Mara Cristina, cantora do Ministério Monte Sião e coordenadora da JMJ na paróquia Matriz de Santa Rita de Cássia, a certeza de que a Igreja é guiada pelo Espírito Santo e de que Bento XVI não tomou essa decisão sozinho, mas através de muitas orações e súplicas ao Nosso Amado Deus a faz acreditar que tudo acontece para o bem daqueles que amam a Deus. Já Luana Rodrigues (Pastoral do Crisma) disse, por mais que nos tenha assustado, isso está previsto no código de direito canônico. E, acrescentou passei a manhã de 2ª feira (10/02) ouvindo especialistas e seculares falarem sobre a renúncia e todos acham justo os motivos do Papa, fiquei surpresa com a renúncia mas assim que ouvi as explicações comecei a entender. Devemos rezar pelo Papa Bento e pelos cardeais que irão eleger o novo sucessor de Pedro, que teremos a graça de conhecer já em seu primeiro ano de trabalho.

Deixo aqui a Carta da Coordenação da JMJ na Matriz de Santa Rita de Cássia para os jovens voluntários da paróquia.

"Irmãos, bom dia!

Com certeza a renúncia do Santo Padre, o papa Bento XVI, foi uma surpresa para nós, mas não pode ser um momento de dúvida ou tristeza. 
Temos a certeza de que a Igreja é guiada pelo Espírito Santo e o Papa Bento XVI tomou tal decisão não sozinho, mas através de muitas orações e súplicas ao Nosso Amado Deus. Tudo acontece para o bem daqueles que amam a Deus.
O Espírito Santo é sinal de princípio e de vida, é a força, é aquele que nos ajuda a manter nossa fé e viver o amor cristão que foi e ainda é uma das principais virtudes para que nossa Igreja continue crescendo e  trazendo mais e mais seguidores ao Nosso Senhor Jesus Cristo. 
E esse mesmo Espírito que realizou e realiza todas as coisas em nosso meio que também abençoará e guiará este momento que passaremos ajudando o Santo Padre para que possa cuidar de sua saúde. Será um momento de profunda oração para todos nós cristãos católicos.
Quanto tempo demorará  para que o próximo Papa assuma a liderança de nossa Igreja? Está nas mãos de Deus. Podemos e devemos sim orar ao Senhor para que sua vontade se realize plenamente crendo que tudo acontece para o bem daqueles que amam a Deus. E  que este momento seja de unidade entre todos nós cristãos católicos.
Vamos orar também pela JMJ consagrando nas mãos de Deus todos os jovens que estão se preparando e a nossa Igreja.
Que nossa oração seja também de agradecimento ao Senhor pela vida do Papa Bento XVI, por toda sua dedicação e força. Aproveitemos a quaresma para intensificar nossa vida de oração, jejum e mortificação nessas intenções e nossas intenções pessoais.
Conto com vocês!
Em Deus fé, esperança e amor.
Abraço,
Mara Cristina
Coordenação JMJ - Matriz de Santa Rita de Cássia"

E, por fim, se informem por meios católicos dos acontecimentos. Muito será falado na mídia secular sobre a abdicação do Papado de Bento XVI e a nomeação de seu sucessor. Porém, nem tudo de que eles falam é verdade.

Leiam mais em: A renúncia do Papa e os oportunistas da imprensa secular e, Papa Bento XVI, um testemunho de humildade.



Mariana Castricini
Em Deus Fé, Esperança e Amor!
Ministério Monte Sião 


fonte: Canção Nova e Código de Direito Canônico
testemunhos: Mara Cristina e Luana Rodrigues 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário