Dedicando estes carismas com o qual fomos agraciados nas atividades pastorais da Matriz de Santa Rita de Cássia, nossa casa, no Centro do Rio de Janeiro.


Encontramos na música a porta de entrada para uma vida repleta no Espírito que nos santifica unindo assim louvor, formação e obra para que a palavra de Deus seja edificada.


quinta-feira, 28 de junho de 2012

Papa reconhece virtudes de Nhá Chica, a Leiga brasileira que se dedicou aos necessitados

 

Na manhã desta quinta-feira, 28 de junho, o Papa Bento XVI reconheceu as virtudes heroicas da brasileira Serva de Deus Francisca de Paula de Jesus, conhecida como "Nhá Chica". O reconhecimento faz parte da lista de decretos assinados por Bento XVI, que recebeu em audiência o prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, Cardeal Angelo Amato. 

A leiga nasceu em São João Del Rei (MG) em 1810 e faleceu em Baependi (MG) em 14 de junho de 1895. O reconhecimento marca m avanço no processo de beatificação da Serva de Deus que entra em sua fase final no Vaticano. 

Descendente de escravos, Francisca de Paula de Jesus não sabia ler nem escrever, mas deixou suas mais importantes palavras publicadas em livro. A obra Caxambu escrita por Dr. Henrique Monat foi lançada em 1894, poucos meses antes da morte de Nhá Chica. Um respeitado médico foi quem primeiro fez registrar o que a comunidade de todo o sul de Minas Gerais já considerava milagre.

Segundo a Rádio Vaticano, a causa de canonização de Nhá Chica estava aguardando, desde 2007, o anúncio de sua beatificação. A grande graça atribuída a Nhá Chica refere-se à professora Ana Lúcia Meirelles Leite, moradora de Caxambu, Minas Gerais. Ana Lúcia foi curada de um problema congênito no coração muito grave, sem passar por cirurgia, apenas pelas orações de Nhá Chica. O fato se deu em 1995 e a graça foi reconhecida pelo Vaticano.

A futura beata recebeu o título Serva de Deus em 1991. Nhá Chica dedicou toda sua vida às obras da Igreja e ao auxílio aos necessitados. Ela era analfabeta, mas liam para ela as Escrituras Sagradas. Compôs uma Novena a Nossa Senhora da Conceição e, em Sua honra, construiu, ao lado da casa onde morava, uma pequena igreja.

O templo erguido por Nhá Chica foi confiado, mais tarde, à Congregação das Irmãs Franciscanas do Senhor, a qual, em seguida, abriu, bem ao lado da igreja, uma obra de assistência social para crianças e adolescentes. Com o nome de “Associação Beneficente Nhá Chica” (ABNC), a obra, atualmente, acolhe mais de 160 crianças.

A “igrejinha de Nhá Chica”, depois de ter passado por algumas reformas, transformou-se no “Santuário Nossa Senhora da Conceição”, destino de Peregrinos de todo o Brasil e do exterior. Atualmente, no registro de graças do Santuário, estão assinaladas aproximadamente 20.000 graças alcançadas por intermédio de Nhá Chica. Ela Foi chamada à Casa do Pai em 14 de junho de 1895.

 publicado em: Portal Um 
 

Profissão de fé: creio em Deus



  No último artigo, tratamos da fé eclesial que precede e sustenta a nossa fé. Isto significa que a unidade e a comunhão na fé exigem uma linguagem comum, ou seja, normativa para todos os crentes e que una todos na mesma confissão de fé. Desde a sua origem, a Igreja Apostólica sempre exprimiu e transmitiu sua própria fé em fórmulas breves e normativas para todos (cf. CIC nº186). A “profissão de fé” ou “símbolo de fé” resume o que os cristãos professam. É um sinal de reconhecimento e comunhão entre os crentes. É o conjunto das principais verdades da fé, e esta serve como referência primeira e fundamental da catequese. Por isso, nenhum dos símbolos da fé pode ser considerado ultrapassado e inútil. Eles nos ajudam a viver e a aprofundar a fé hoje e sempre. Recitar com fé o Credo é entrar em comunhão com Deus Pai, Filho e Espírito Santo. É também entrar em comunhão com a Igreja inteira, que nos transmite a fé, e no seio da qual cremos. Como disse Santo Ambrósio, é o tesouro da nossa alma (cf. CIC nº197; PL 17,1155c).

       A primeira afirmação da profissão de fé é “Creio em Deus”. Todos os demais artigos de fé dependem deste primeiro. Confessar com a língua e com o coração que cremos em Deus significa reconhecer sua unicidade, inseparável de sua existência. O próprio Jesus confirma que Deus é “o único Senhor” e que é preciso amá-lo de todo o coração, com toda alma, com todo espírito e com todas as forças (cf. Mc 12, 29-30). O conhecimento de Deus e de seu nome se fundamentam na própria revelação que Ele faz ao seu povo e a cada um de nós. O nome de Deus exprime sua essência, sua vida. Revelar o próprio nome é dar-se a conhecer aos outros, tornando-se acessível. Deus se revela como um Pai criador do mundo e dos homens. Deus é a plenitude do ser e de toda perfeição, sem origem e sem fim. Por isso, todas as criaturas recebem dele todo o seu ser e o seu ter; só Ele é o seu próprio ser, e é por si mesmo tudo o que é. Em suas obras Deus mostra benevolência, bondade, graça, amor, fidelidade e verdade (cf. CIC nº214). Portanto, conhecer a grandeza e a majestade de Deus significa viver em ação de graças. Crer em Deus como único, e amá-lo com todo o nosso ser, têm conseqüências imensas para a nossa via. Confiemos em Deus em qualquer circunstância de nossas vidas, mesmo nas adversidades.

coluna "Com a palavra"
do Jornal o testemunho de Fé
Ano XXI (XII) – nº 750 – Edição semanal nº594 – de 24 a 30 de junho de 2012)


segunda-feira, 25 de junho de 2012

Cuidado! Uma nova seita no meio de nós: A Igreja Católica Apostólica Carismática


Recebi hoje pelo facebook do Catecismo da Igreja Católica.


Existe uma nova seita intitulada Igreja Católica Apostólica Carismática.

Leiam a Notícia no link: http://domvob.wordpress.com/2012/06/25/uma-nova-seita-no-meio-de-nos-a-igreja-catolica-apostolica-carismatica/#comment-2815

Inclusive no blog Dominus Vobiscum, encontra-se a resposta de uma pessoa que responde por essa nova seita.

Um grande abraço,
Mariana L. Castricini Vieira
Ministério Monte Sião



sexta-feira, 22 de junho de 2012

Anteprojeto do novo Código Penal. Avanço ou retrocesso?

Caros amigos,

recebi esse e-mail durante essa semana. E, em defesa da vida, venho lhes comunicar, que muitas leis que vão ser votadas, e mudadas na CONSTITUIÇÃO são contra a VIDA.
____________________________________________________________________

"Subject: Anteprojeto do novo Código Penal. Avanço ou retrocesso?
Date: Tue, 19 Jun 2012 22:53:52 +0300



Sete meses após o início dos trabalhos, a Comissão Especial de Juristas designada para elaborar o anteprojeto do novo Código Penal concluiu nesta segunda-feira (18) a votação do texto. O relatório do anteprojeto será oficialmente entregue ao presidente do Senado, José Sarney, no dia 27, pela manhã, em solenidade com a participação de senadores e integrantes da comissão. O anteprojeto, com aproximadamente 300 páginas, traz propostas para modernizar a legislação vigente desde 1940 e que recebeu apenas alterações pontuais nas últimas décadas. Os juristas avançaram sobre temas polêmicos, entre os quais propostas que ampliam as hipóteses do aborto e que legalizam o uso de drogas. 

Além das hipóteses já previstas de risco de morte da gestante, estupro e anencefalia, no caso do aborto a comissão admitiu ainda a interrupção da gravidez até a 12ª semana se comprovadamente faltar condições psicológicas à mulher para levar a gravidez adiante. Quanto à droga, o usuário deixará de responder por crime se portar uma quantidade de substância que corresponda ao consumo pessoal de até cinco dias. 

A comissão inovou ainda ao propor a redução de penas para crimes patrimoniais considerados de menor potencial ofensivo, para permitir a aplicação de punições alternativas ao encarceramento. Em outra linha, aumentou penas para crimes mais graves e também criou tipos penais novos, para delitos da atualidade, como os cibernéticos. 


Será que teremos um avanço ou um retrocesso?"
____________________________________________________________________

Amigos,

abaixo o link de uma apresentação do Pró Vida

_______________________________________________________________

Temos que lutar pela dignidade da VIDA, e o direito à VIDA.

Vamos fazer correntes de orações por esses senadores que votarão por essas novas leis que mudarão a Constituição, admitindo Constitucionalmente a matança de pessoas indefesas, que não podem escolher se querer nascer ou morrer. Rezemos também pelas mães que por qualquer que seja o motivo não façam o ABORTO. E, para as que já fizeram que Deus tenha a misericórdia delas.

Como disse o pe. Fabio de Melo, mesmo que essa lei do aborto venha a existir, não é uma lei que está submetida a nós Cristãos. Somos a favor da vida, e nunca admitiremos o ABORTO ou qualquer outra forma de lei que vá contra a Vida.

Vamos GRITAR e dizer: NÃO AO ABORTO! 


Mostre sua OPINIÃO! Diga que vc não aceita essa atrocidade.

Se houver CAMINHADAS pela VIDA, vamos comparecer. E, mostrar assim, para esse governo que não aceitamos essa imposição.


Deixo aqui uma dica de vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=Dy7WzxBzwJU - Elba Ramalho, no programa do Dunga (Canção Nova) o PHN, falando sobre sua conversão e sua luta constante no Pró-Vida.


Um grande abraço,

Mariana L. Castricini Vieira
Ministério Monte Sião





quarta-feira, 13 de junho de 2012

Santo Antônio de Lisboa e de Pádua


Neste dia, celebramos a memória do popular santo – doutor da Igreja – que nasceu em Lisboa, em 1195, e morreu nas vizinhanças da cidade de Pádua, na Itália, em 1231, por isso é conhecido como Santo Antônio de Lisboa ou de Pádua.


A Matriz de Santa Rita de Cássia festeja Santo Antonio no dia de hj.

Santo Antônio, rogai por nós!


Fazei-nos adoradores como foi, firmes e convictos da fé, e dai-nos o dom de que, com nossas vidas voltadas ao Senhor, possamos proclamar a Boa-Nova aos homens descrentes e incrédulos.


Responsório de Santo Antônio

Se milagres desejais,
Recorreis a Santo Antônio;
Vereis fugir o demônio
E as tentações infernais.

Recupera-se o perdido,
Rompe-se a dura prisão
E no auge do furacão
Cede o mar embravecido.

Todos os males humanos
Se moderam, se retiram.
Digam-no aqueles que o viram,
E digam-no os paduanos.

Recupera-se o perdido ...

Pela sua intercessão
Foge a peste, o erro, a morte;
O fraco torna-se forte
E tornar-se o enfermo são.

Recupera-se o perdido ...

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio agora e sempre. Amém

Recupera-se o perdido ...

                                      V. - Rogai por nós, Santo Antônio.
                                      R. - Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

OREMOS: Ó Deus, nós vos suplicamos que a intercesão votiva de Vosso glorioso Confessor e Doutor Santo Antônio alegre a Vossa igreja, para que, fortalecida com espirituais auxílios, mereça alcançar a glória eterna. Por Jesus Cristo, Nosso Senhor. Amém.

Um ótimo dia a todos!


Abraços fraternos,

Mariana L. Castricini
Ministério Monte Sião

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Tapetes de Corpus Christi


A todos que trabalharam neste Corpus Christi!
                
Irmãos hoje nos dividimos em muitos grupos, nos que foram cedo para  montar o tapete, nos que ficaram para servir na liturgia de nossa Matriz, nos que tomaram conta dos tapetes e aqueles que ficaram para a retirada dos mesmos.
Fica o agradecimento com certeza de nossa comunidade pela força, dedicação,  o amor gerado e ofertado em tudo o que fizemos, pois nem chuva nos afastou de nossa missão. A alegria da obra realizada e partilhada com tantos que participaram da celebração na Matriz e depois por todos os que se encantaram com a expressão de fé na Av. Chile, no sorriso estampado e eufórico dos que fazem parte de outros movimentos na Santa Rita que foram prestigiar a montagem dos tapetes, sim fomos Matriz, fomos um , fomos comunidade, trabalhamos juntos e demos assim um sopro de vida, de certeza do que podemos fazer quando juntos no amor de Cristo nos dedicamos com a alegria demonstrada no dia de hoje.
Obrigado irmãos, do coração mesmo, obrigado por cada parte dada, oferecida, vivida neste dia de Corpus Christi, onde aprendemos mais uma vez que o poder da Eucaristia é fantástico, nos une a Cristo pelo mistério do pão e do vinho consagrados, e assim nos congrega com toda a Igreja,  somos um com as mãos coloridas, somos um no cansaço, somos um molhados, somos um, somos da Matriz de Santa Rita.

Obrigado ao José Américo e Ester que tornaram possíveis a confecção do tapete de sal através dos banners e de tantos outros banners utilizados por nossa Matriz.

Obrigado ao nosso Pároco, Pe. WAGNER TOLEDO, que não poupa ajuda para que os incentivos dados possam ser uma realidade em nosso meio. Salve Jorge. Salve Rita.

Obs: Carlos e Rogério, levem o nosso agradecimento ao pai de vocês, que nos ajudou muito e foi também comunidade conosco.

Abraços e que Deus nos abençoe!
Ricardo Calandrine