Dedicando estes carismas com o qual fomos agraciados nas atividades pastorais da Matriz de Santa Rita de Cássia, nossa casa, no Centro do Rio de Janeiro.


Encontramos na música a porta de entrada para uma vida repleta no Espírito que nos santifica unindo assim louvor, formação e obra para que a palavra de Deus seja edificada.


quarta-feira, 29 de junho de 2011

Resgatados para resgatar

Trecho Retirado da Pregação de Mons. Jonas Abib
Acampamento de Cura e Libertação com monsenhor Jonas Abib


Veja o que foi dito na primeira leitura: “Buscai o Senhor, enquanto pode ser achado; invocai-o, enquanto ele está perto” (Is 55,6). Graças a Deus quantos vieram buscar o Senhor e o encontraram. Eu posso dizer a você que veio buscando o Senhor e o encontrou pela primeira vez de maneira nova, parabéns! Deus abençoe você! Deixa calar em seu coração essa palavra do Senhor: “Buscai o Senhor, enquanto pode ser achado; invocai-o, enquanto ele está perto”.

 
Nós estamos graças a Deus no tempo da misericórdia, tempo que o Senhor se põe de braços abertos para acolher a todos que vêem a Ele. Você sabe que todo tempo dura por um tempo. Tempo de manga, goiaba... e terminado aquele tempo, terminou. Deus é sempre misericordioso, mas o Deus que é misericordioso também é justo, vai ter um momento que Ele vai precisar usar da sua justiça, então volte agora para o Senhor. Ele está esperando por você e pelos seus. Não é uma coisa egoísta, não é apenas nós nos voltarmos para o Senhor, mas querer que os nossos também se voltem a Ele.

A gente fica estranhando a conclusão do Evangelho, aquele pai de família vai de madrugada buscar operários para sua vinha; a plantação está pronta para ser colhida, e a uva tem que ser colhida no tempo exato, por essa razão ele vai de madrugada procurar trabalhadores, mas volta ás 9h, ao meio dia, às 15 e às 17h. Por que ele volta tantas vezes? Porque ele é o dono da vinha e os cachos de uva têm que ser colhidos, pois não podem se perder. É por essa razão que ele vai buscar operários também às 17h. Por que ele faz o pagamento daquele jeito, começando pelos das 17h que trabalharam apenas uma hora? Ele não igualou o pagamento, na verdade ele era grato aos que trabalharam o dia inteiro, mas grato a todos que trabalharam, principalmente aos que foram às 17h porque senão as uvas teriam se perdido. E o Pai de família que é o Senhor não quer perder nenhum "cacho de uva" que se trata de você e dos seus, e de muita gente que o Senhor não quer que se perca.

 
Nós não somos da primeira hora e nem da segunda, somos da última hora, fomos colhidos agora e precisamos ser muitos gratos ao Senhor porque esses operários nos levaram para o Senhor e hoje nós precisamos permanecer no Senhor. Eu e você precisamos ser firmes, fortes e lutadores.

Há um outro aspecto muito importante neste Evangelho, vou falar de nós operários que Ele manda buscar porque não quer perder suas "uvas". Você é operário do Senhor até mesmo em gratidão por ter sido colhido e trazido de volta a Ele. Você é chamado a ser evangelizador e entrar no trabalho do Senhor. Na Igreja há lugar para todos, mas na evangelização, vocês leigos podem ir onde os bispos e nós padres não podemos ir; em primeiro lugar na sua família, você é o primeiro apóstolo da sua família; você pai, mãe, filho.

Tem muitos filhos que ainda precisam ser colhidos pelo Senhor. Você é o apóstolo da sua casa, você é o evangelizador. Dizemos que santo de casa não faz milagres, mas a grande arma não está na boca, você ficar falando com a pessoa, mas a grande arma está nos joelhos, reze, reze, reze. Chegue até a cama de seu filho quando ele estiver dormindo e reze por ele. Queira realmente que seu filho seja resgatado pelo Senhor, queira e não desanime, busque todas as ocasiões. Facilite para que ele se encontre com outros jovens em tantos movimentos que o Senhor tem suscitado em sua Igreja, você verá o efeito que fará. É preciso que você queira a salvação de seus filhos.

Quanto filho, quanta filha precisa resgatar seu pai e sua mãe. Infelizmente há muitos pais que na nossa cultura são durões e não vão à igreja, e precisam ser resgatados pelo Senhor; eles não podem se perder, e é claro que você não quer que eles se percam, e não basta que eles sejam bonzinhos, eles precisam voltar a Deus, aos sacramentos. Se nós rezarmos ao Senhor pelos nossos pais e avós, o Senhor buscará o momento para salvá-los, nem que seja o último dia.

Meu irmão, é preciso trabalhar e querer a salvação de nossos entes queridos, você está em lugares onde nós padres não podemos chegar, e você onde trabalha precisa ser o evangelizador, os que trabalham com você, as pessoas que Deus coloca em seu caminho, precisamos querer a salvação deles, lá você está perto e pode falar e agir. Primeiro a sua própria presença como alguém do Senhor incomoda, você não pode ser uma pessoa chata, mas só de não se comportar como os outros, você acaba sendo um estranho no "ninho" e isso incomoda. Nós não somos carolas como eles dizem, mas reconhecem que nós fazemos a diferença e é assim que precisamos ser, pois quando a coisa aperta eles buscam a nós. Reze e não perca a ocasião, pois você é apóstolo da última hora, realize a sua missão.

Meu irmão, isso é muito sério e lindo. Não perca tempo! O que eu vou falar é muito sério, os nossos irmãos evangélicos, e há verdadeiros evangélicos, que não perdem tempo, e graças a Deus eles tem pegado muita gente. Nós queríamos que eles estivessem aqui, mas acabaram conhecendo o Evangelho e indo para outra igreja, mas talvez lhes faltem coisas preciosas como a Eucaristia, e tantas outras coisas que temos, mas nós não temos feitos aquilo que eles tem feito, e quanta gente está se salvando porque encontrou um evangélico que os levou para sua igreja. Meus irmãos, está na hora de acordarmos e darmos tudo, pois o Senhor nos dará o pagamento daquele que trabalhou o dia todo. O Senhor quer dar esse pagamento a você, comece onde puder começar, se você ainda não tem o aprendizado como levar o Evangelho, fale daquilo que você é hoje, e daquilo que você conseguiu, a vida fala mais que mil palavras.

São Paulo fala: “Irmãos: Cristo vai ser glorificado no meu corpo, seja pela minha vida, seja pela minha morte. Pois, para mim, o viver é Cristo e o morrer é lucro”(Filipenses 1,20c-24.27a). Paulo foi como um bom operário que não deixou nenhum “cacho de uva” se perder. E ainda diz: Só uma coisa importa: vivei à altura do Evangelho de Cristo. Diga ao Senhor: “Senhor, é isso que eu quero ser pela sua graça. Amém”!
Mons. Jonas Abib

retirado do site:



sexta-feira, 24 de junho de 2011

Agradecimentos


Boa noite irmãos

 
            Que lindo dia, fantástico, uma missa linda na Sta Rita, igreja cheia, cheiro de esperança. Na Av. Chile irmãos trabalhavam com afinco desde o fim da madrugada na confecção dos tapetes de sal, muito bom.


Queria agradecer a todos  pela dedicação de hoje, por levarem nossa comunidade para a Av. Chile, a unidade dos irmãos de pastorais foi o rosto da comunidade que vive em pleno centro da cidade. Irmãos todos vocês foram lembrados na missa da manhã em Sta Rita nas palavras de nosso pároco Pe Wagner. Muito bom ver a dedicação intensa, o carinho colocado, melhor, o amor com certeza. A tarde inteira pessoas e pessoas passaram e o tapete de Sta Rita era parada obrigatória, encheu a comunidade de orgulho, Pe Wagner vibrou ao passar pelo tapete na procissão. Pe Wagner obrigado pelo incentivo, por estar presente, bom ver sua alegria, que confirmem os sacerdotes que vinham logo atrás.  




                Queria agradecer aos que ficaram na Sta Rita e colaboraram para realizar uma celebração maravilhosa na paróquia, amor visto e sentido nos cantos e no altar, nas palavras dos sacerdotes e nas respostas do povo, obra de Deus, Cristo eucarístico abençoando nossa comunidade, missa cheia, povo de Deus clamando e sua bênção sendo derramada, que dia.



                Irmãos perceber a graça de Deus sendo presente desde o início da manhã na confecção do tapete de sal, passando pela celebração na comunidade, o zelo com a liturgia e depois o findar do dia nas mãos dos irmãos de comunidade que junto com Pe Wagner partilhando a realização de um dia na retirada do material utilizado na confecção do tapete de sal, alegria que contagia, que alimenta o desejo de continuar caminhando, servindo, orando.



         Enfim, hoje respiramos comunidade, que possamos realizar muito mais por nossa paróquia.



             Abraços e que Deus abençoe vocês, a cada um de vocês.




    Meu coração se alegra e sábado poderemos agradecer com uma linda adoração, nosso Corpus Christi não terminou, continua na nossa vontade de adorar o Senhor por meio de nossas orações e através do nosso servir despojado e com uma alegria vibrante.





        Coloquemos em oração nossa paróquia, nosso pároco, nossas pastorais.



Em Deus fé, esperança e amor


quinta-feira, 16 de junho de 2011

Oração pelo Santo Padre


Bom dia irmãos!

Em comemoração pelos 60 anos de ordenação do santo padre, a igreja pede que dediquemos 60 horas de oração por Bento XVI. Acessando o site encontrarão o texto que comenta sobre o assunto
Na Sta Rita essas orações ocorrerão de segunda a sexta, sempre de 11:00 as 12:00 e depois as 13:00, 14:00, 15:00 e 16:00. Eu fiquei responsável por realizar este momento de oração todas as terças e quintas a partir das 16:00. Rezemos juntos, mesmo vc que não poderá estar a igreja, dedique uma hora de oração pelo santo padre.

Em Deus fé, esperança e amor.